Como corrigir " sudo: não é possível abrir ... Sistema de arquivos somente leitura"?

O título pode não ser tão descritivo quanto eu gostaria, mas não poderia chegar a um melhor.

O sistema de arquivos do meu servidor entrou em Somente Leitura. E eu não entendo por que isso acontece e como resolvê-lo.

Eu posso SSH no servidor e ao tentar iniciar o apache2, por exemplo, recebo o seguinte :

username@srv1:~$ sudo service apache2 start[sudo] password for username:sudo: unable to open /var/lib/sudo/username/1: Read-only file system * Starting web server apache2                                                                                                                                                                                                               (30)Read-only file system: apache2: could not open error log file /var/log/apache2/error.log.Unable to open logsAction 'start' failed.The Apache error log may have more information.

Quando tento reiniciar o servidor, recebo :

username@srv1:~$ sudo shutdown -r now[sudo] password for username:sudo: unable to open /var/lib/sudo/username/1: Read-only file system

Depois de reiniciá-lo manualmente, ele é iniciado sem nenhum aviso ou mensagem dizendo que algo está errado.

Espero que alguém possa me indicar a direção certa para resolver esse problema.

O sistema de arquivos geralmente entrará em somente leitura enquanto o sistema estiver em execução se houver um problema de consistência do sistema de arquivos. Isso é especificado em fstab como errors=remount-ro e ocorrerá quando um acesso FS falhar ou uma remontagem somente leitura de emergência for solicitada via Alt+SysRq+U. Você pode correr:

sudo fsck -Af -M

para forçar uma verificação de todos os sistemas de arquivos. Como uma das outras respostas afirma, olhando para dmesg também é muito útil.

Edit: não se esqueça do -M na linha de comando.

NOTAR: Como mencionado por Bibhas em sua resposta: Se fsck fica preso após seu banner de versão:

$ sudo fsck -Af -Mfsck from util-linux 2.20.1

você pode tentar usar o fsck específico do EXT4

$ sudo fsck.ext4 -f /dev/sda1

Desde que a partição em questão /dev/sda1 era um sistema de arquivos ext4.

A resposta da hexafração não funcionou para mim. Toda vez que eu tentei executar sudo fsck -Af -M apenas mostrou

$ sudo fsck -Af -Mfsck from util-linux 2.20.1

e nada mais. Nenhum erro ou qualquer coisa. Para mim, inicializar em um disco ao vivo e executar isso funcionou -

sudo fsck.ext4 -f /dev/sda1

Desde que a partição em questão /dev/sda1 era um sistema de arquivos ext4.

Aqui está o comando que resolveu meu problema :

mount -o remount /

melhor que um reiniciar ou sudo fsck-Af

Se você quiser forçar seu sistema de arquivos raiz a remontar como rw, faça o seguinte.

mount -o remount,rw /

Tente correr dmesg | grep "EXT4-fs error" para ver se você tem algum problema relacionado ao próprio sistema de arquivos / registro no diário. Eu recomendo que você reinicie seu sistema, então. Tambem, sudo fsck -Af resposta por Obsessivesso7 não vai doer.

Observe que às vezes isso pode ser causado pelo computador esquecendo a hora do sistema - a verificação do disco falha porque as datas no diário estão no futuro!

Definir o tempo do BIOS (e verificar a bateria do BIOS) corrigiu esse problema para mim, sem ter que fazer nenhuma recuperação de disco.

(Resposta anterior excluída)

Edit: o principal problema estava no lado do windows. Depois de atualizar meu Windows 10, a opção 'início rápido' foi ativada automaticamente. Ao desativar essa opção novamente e, novamente, reiniciar a máquina, o problema desapareceu. Windows 10 me deu dor de cabeça pesada por dias: (

A opção 'início rápido' pode ser encontrada em 'Opções de energia' no painel de controle. Desative isso!!! :)

Se você estiver inicializando duas vezes sua máquina com o Ubuntu e o Windows juntos e esse problema ocorrer,é porque o Windows altera o sistema de arquivos; nesse caso,isso pode resolver o problema.Tente desativar a inicialização rápida

>>>>>Painel De Controle Hardware e sons opções de energia (à esquerda) escolha o que fechar a tampa altera as configurações que não estão disponíveis no momento desmarque 'Ativar inicialização rápida'

Agora, inicializar no Ubuntu resolverá o problema. Espero que isso ajude!

https://youtu.be/KJ-0KPZhAFo

Normalmente, o linux coloca seus sistemas de arquivos somente leitura quando ocorrem erros, especialmente erros com o disco ou o próprio sistema de arquivos, erros como uma entrada de diário errada, por exemplo.

É melhor você verificar o seu dmesg para erros relacionados ao disco.

O Google está cheio de discussões sobre isso e você pode escolher os que está mais perto de sua configuração, mas um olhar para dmesg geralmente é suficiente.

Para mim,reiniciando um sistema resolvendo esse problema

sudo reboot

como ele mencionou sobre isso.

Lembrar

como administrador do sistema, a reinicialização deve ser a solução mais recente

Todos, esta questão é para um servidor, não um PC. Se você tiver esse problema em seu PC de inicialização dupla, verifique a opção **início rápido** pode ser encontrada em **Opções de energia** no painel de controle do Windows. Estou tendo o mesmo problema com um Ubuntu na AWS

Eu recomendo a @ John mudar a resposta para a última resposta postada por Bibhas, pois ela realmente funciona onde as outras respostas não são úteis de forma alguma.

Para MicroSD: ram - MicroSD card is set to Read-only state. How can I write data on it? - Ask Ubuntu

Eu tenho esse problema também , e não de soluções funcionam para mim Eu uso o ubuntu 18.04 , e eu não sei o que faz isso acontecer, eu deveria reiniciar meu sistema e, em seguida, ele me mostra a página que contém (initramfs) lá quando eu executo fsck /dev/sda1-y e reiniciar o trabalho do sistema operacional e novamente após 30 minutos a 1 hora problema acontece.