Existe uma maneira de verificar rapidamente a quantidade de espaço em disco livre / usado no Ubuntu?
Eu assumiria que você poderia clicar com o botão direito do mouse em 'sistema de arquivos' no navegador de arquivos e escolher 'Propriedades' ou algo assim, mas não existe essa opção.
Abaixo está uma captura de tela de amostra de filelight:
Para uma opção de linha de comando, prefiro usar ncdu:
Você pode perfurar em subpastas para obter o uso total do disco relativo nas subpastas. São tartarugas todo o caminho para baixo. Mais bacana do que du -sh em máquinas remotas.
No meu caso, estou interessado no / uma vez que tem 98% em uso. Em outras palavras, está quase cheio.
Agora eu uso este comando para ver quais arquivos e diretórios contêm mais bytes:
root@pc:~# du -ax / | sort -rn > /var/tmp/du-root-$(date --iso).log
O comando acima pode levar algum tempo. Se você é realmente azarado, o resultado é grande demais para /var/tmp. Então você precisa de outro destino. Talvez um stick de memória USB montado temporariamente.
Ative a barra de status no menu Exibir no Nautilus. Isso colocará uma barra na parte inferior de todas as janelas do nautilus informando o espaço livre.
Use o Monitor Do Sistema de Sistemas de arquivos para visualizar uma lista de todos os discos e seu espaço livre.
Use o Disk Usage Analyzer para obter uma lista de todos os diretórios em seu sistema e quanto espaço livre eles ocupam.
Vá para qualquer pasta no nautilus e clique com o botão direito no fundo. Abra a janela Propriedades para verificar o espaço livre.
Outra maneira! Clique com o botão direito no computador no Nautilus (File explorer) e clique em Propriedades. Ele exibe quanto espaço livre e usado está no seu disco rígido.
Eu escrevi um pequeno hack para isso com uma linha de comando e versão gui. É bastante codificado, então pode precisar de alguns ajustes. Além disso, a versão gui parece usar uma fonte proporcional que atrapalha o alinhamento da saída exibida. Esses scripts podem ser colocados em seu caminho em algum lugar (como em $HOME / bin) e você pode criar um ícone para o script gui em sua área de trabalho ou painel.
#!/bin/bash## jdf - Copyleft 04/25/2009 - JPmicrosystems - GPL## Free space on disk## Custom df output## Human readable (-h)## sorted by file system name## Make a temporary file and put the following awk program in itAWK=$(/bin/mktemp -q /tmp/jdf.XXXXXX)## PROG is quoted to prevent all shell expansions## in the awk programcat <<'PROG' > ${AWK}## Won't work if mount points are longer than 21 charactersBEGIN { ## Use fixed length fields to avoid problems with ## mount point or file system names with embedded blanks FIELDWIDTHS = "11 11 6 6 5 5 21" printf "\n%s\n\n", " Available Disk Space" printf "%s\n", "Mount Point Avail Size Used Use% Filesystem Type"}## Eliminate some filesystems## That are usually not of interest## anything not starting with a /! /^\// { next }## Rearrange the columns and print{ TYP=$2 gsub("^ *", "", TYP) printf "%-21s%6s%6s%5s%5s %s%s\n", $7, $5, $3, $4, $6, $1, TYP}END { print "" }PROGdf -hT | tail -n +2 | sort | gawk -f ${AWK}rm -f ${AWK}
Saída da amostra:
Available Disk SpaceMount Point Avail Size Used Use% Filesystem Type/ 22G 30G 6.6G 24% /dev/sda6 ext4 /media/dataspace 44G 155G 105G 71% /dev/sda8 ext3 /home 5.5G 32G 25G 82% /dev/sda9 ext3