Como encontro a quantidade de espaço livre no meu disco rígido?

Existe uma maneira de verificar rapidamente a quantidade de espaço em disco livre / usado no Ubuntu?

Eu assumiria que você poderia clicar com o botão direito do mouse em 'sistema de arquivos' no navegador de arquivos e escolher 'Propriedades' ou algo assim, mas não existe essa opção.

Abrir Monitor Do Sistema de traço e selecione o Arquivo guia.

Ou, alternativamente, abra um Terminal e digite:

df -h

Você pode usar baobab, ou ferramentas semelhantes, como kdirstat ou filelight, para ver quais arquivos estão usando seu espaço em disco.

Baobá também é chamado Disk Usage Analyzer no Ubuntu.

Aqui está um exemplo de captura de tela de baobab:

Abaixo está uma captura de tela de amostra de filelight:

filelight

Para uma opção de linha de comando, prefiro usar ncdu:

ncdu

Você pode perfurar em subpastas para obter o uso total do disco relativo nas subpastas. São tartarugas todo o caminho para baixo. Mais bacana do que du -sh em máquinas remotas.

gnome-system-monitor ou df -h ou lsblk

Outros utilitários úteis são baobab.

Se como eu tudo que você precisa é o total de espaço em disco usado, em seguida, basta usar o seguinte comando.

df -h --total

Aqui está uma saída de amostra com o total mostrado no final

Filesystem      Size  Used Avail Use% Mounted onudev            478M     0  478M   0% /devtmpfs           100M  4.5M   95M   5% /run/dev/vda1        20G  3.3G   16G  18% /tmpfs           497M     0  497M   0% /dev/shmtmpfs           5.0M     0  5.0M   0% /run/locktmpfs           497M     0  497M   0% /sys/fs/cgrouptmpfs           100M     0  100M   0% /run/user/0total            22G  3.3G   17G  17% -

Eu escrevi um post sobre isso: Como encontro a quantidade de espaço livre no meu disco rígido com a linha de comando?

O espaço livre / usado em disco está sempre relacionado a um particao

Primeiro você precisa decidir em qual partição você está interessado.

root@pc:~# df -hFilesystem             Size  Used Avail Use% Mounted on/dev/sda1               28G   26G  643M  98% /none                   4.0K     0  4.0K   0% /sys/fs/cgroupudev                   3.9G  4.0K  3.9G   1% /devtmpfs                  790M  1.5M  789M   1% /run/dev/sda6              887G  685G  158G  82% /home

No meu caso, estou interessado no / uma vez que tem 98% em uso. Em outras palavras, está quase cheio.

Agora eu uso este comando para ver quais arquivos e diretórios contêm mais bytes:

root@pc:~# du -ax / | sort -rn > /var/tmp/du-root-$(date --iso).log

O comando acima pode levar algum tempo. Se você é realmente azarado, o resultado é grande demais para /var/tmp. Então você precisa de outro destino. Talvez um stick de memória USB montado temporariamente.

Aqui estão as primeiras linhas do meu resultado:

root@pc:~# less /var/tmp/du-root-$(date --iso).log26692380        /9875188 /usr8931652 /var4057324 /var/log4038176 /var/log/bootchart3784016 /usr/share2934248 /lib2799204 /usr/lib2785176 /lib/modules2617048 /var/lib2141124 /usr/src1834444 /var/lib/docker1817372 /var/lib/docker/aufs1817076 /var/lib/docker/aufs/diff1769612 /localhome1338484 /tmp

Por que é /var/log/bootchart tão grande? .... Essa é uma outra questão ...

Existem várias maneiras de fazer isso.

  • Ative a barra de status no menu Exibir no Nautilus. Isso colocará uma barra na parte inferior de todas as janelas do nautilus informando o espaço livre.

  • Use o Monitor Do Sistema de Sistemas de arquivos para visualizar uma lista de todos os discos e seu espaço livre.

  • Use o Disk Usage Analyzer para obter uma lista de todos os diretórios em seu sistema e quanto espaço livre eles ocupam.

  • Vá para qualquer pasta no nautilus e clique com o botão direito no fundo. Abra a janela Propriedades para verificar o espaço livre.

  • Execute o comando df -h.

Outra maneira! Clique com o botão direito no computador no Nautilus (File explorer) e clique em Propriedades. Ele exibe quanto espaço livre e usado está no seu disco rígido. enter image description here

Eu escrevi um pequeno hack para isso com uma linha de comando e versão gui. É bastante codificado, então pode precisar de alguns ajustes. Além disso, a versão gui parece usar uma fonte proporcional que atrapalha o alinhamento da saída exibida. Esses scripts podem ser colocados em seu caminho em algum lugar (como em $HOME / bin) e você pode criar um ícone para o script gui em sua área de trabalho ou painel.

#!/bin/bash## jdf - Copyleft 04/25/2009 - JPmicrosystems - GPL## Free space on disk## Custom df output## Human readable (-h)## sorted by file system name## Make a temporary file and put the following awk program in itAWK=$(/bin/mktemp -q /tmp/jdf.XXXXXX)## PROG is quoted to prevent all shell expansions## in the awk programcat <<'PROG' > ${AWK}## Won't work if mount points are longer than 21 charactersBEGIN {  ## Use fixed length fields to avoid problems with  ## mount point or file system names with embedded blanks  FIELDWIDTHS = "11 11 6 6 5 5 21"  printf "\n%s\n\n", "                    Available Disk Space"  printf     "%s\n", "Mount Point          Avail Size  Used  Use%  Filesystem Type"}## Eliminate some filesystems## That are usually not of interest## anything not starting with a /! /^\// { next }## Rearrange the columns and print{  TYP=$2  gsub("^ *", "", TYP)  printf "%-21s%6s%6s%5s%5s %s%s\n", $7, $5, $3, $4, $6, $1, TYP}END { print "" }PROGdf -hT | tail -n +2 | sort | gawk -f ${AWK}rm -f ${AWK}

Saída da amostra:

                   Available Disk SpaceMount Point          Avail Size  Used  Use%  Filesystem Type/                      22G  30G  6.6G   24%  /dev/sda6  ext4    /media/dataspace       44G 155G  105G   71%  /dev/sda8  ext3    /home                 5.5G  32G   25G   82%  /dev/sda9  ext3    

Versão Gui:

#!/bin/bashjdf | zenity  --title "Available Disk Space" --text-info --width=500 --height=300 --timeout=60

Nova versão Gui com fontes corrigidas usando yad

#!/bin/bashjdf | yad  --fontname="DejaVu Sans Mono 12" --title "Available Disk Space" --text-info --width=650 --height=300

Há informações df em toda a rede, mas eu gosto de saída que é simples e fácil de ler.

Se você correr

df -h --total

a linha inferior na saída lhe dará exatamente quanto resta em seu sistema, bem como quanto é usado etc.

A outra opção é usar

df -h --total | grep total

que irá mostrá-lo em uma linha como

  • (1) espaço total
  • (2) espaço total usado
  • (3) espaço total ainda disponível
  • (4) porcentagem da unidade usada.

Tudo isso em gigabytes.

Eu mapeei isso para um comando shell dspace e quando eu digito isso no terminal, ele instantaneamente me mostra meu uso de espaço em disco.

Você pode até escrever pequenos comandos de shell que irão monitorá-lo e alertá-lo se você ficar muito baixo etc.

Mear dconf-editor ou gsettings (sudo apt-get install dconf-tools) você pode ativar o comportamento padrão da barra de status.

Digite isso em seu terminal para habilitar a barra de status por padrão

gsettings set org.gnome.nautilus.window-state start-with-status-bar true

Digite isso em seu terminal para desativar a barra de status por padrão

gsettings set org.gnome.nautilus.window-state start-with-status-bar false

Depois disso, você terá a barra de status aberta por padrão no Nautilus, não há necessidade de executar mais nada.