Como usar o particionamento manual durante a instalação?

Eu gostaria de ver o How-To completo sobre como usar o particionamento manual durante a instalação do Ubuntu. Os guias existentes (pelo menos aqueles que encontrei aqui) cobrem apenas a parte automática e deixam intocada a parte manual (ou extremamente curta e não contém imagens).

Eu gostaria de cobrir essas situações:

Se você tiver disco em branco

  1. Inicialize na mídia de instalação do Ubuntu. Isso pode ser CD ou stick USB.
  2. Inicie a instalação. Prossiga para a Etapa 4 e escolha "outra coisa":
  3. Você verá seu disco como /dev/sda ou /dev/mapper/pdc_* (Caso RAID, * significa que suas cartas sao diferente do nosso)

    Clique Em " Nova Tabela De Partição..."Você verá que tem espaço livre no disco agora:

  4. (Recomendado) criar partição para swap. Swap é a partição para manter páginas de memória desnecessárias, como o Windows swap. Também pode ser usado para hibernação.

    • Selecione espaço livre e clique em +
    • Definir parâmetros como na imagem abaixo:Swap parameters

    Observe que você deve definir o tamanho da troca mais do que a memória física para usar a hibernação. Além disso, você pode colocá-lo no final do disco, mas, portanto, será lento.

  5. Criar partição para / (raiz fs). Este é o sistema de arquivos que contém seu kernel, arquivos de inicialização, arquivos de Sistema, utilitários de linha de comando, Bibliotecas, Arquivos de configuração em todo o sistema e logs.

    • Selecione espaço livre e clique em +
    • Definir parâmetros como na imagem abaixo:Root fs parameters

    10-20 GiB deve ser suficiente

  6. Criar partição para /home. Este é o sistema de arquivos dos arquivos do Usuário: documentos, imagens, músicas e vídeos. É muito mais como pasta de usuários no Windows.

    Você pode fazer isso da mesma forma que na Etapa 5 e até escolher outro tipo fs (embora eu recomende usar ext4 em vez de reiserfs. Simplesmente, o primeiro é muito mais flexível e o segundo é mais rápido)

  7. (Opcional) criar partições separadas para /boot, /tmp e /var. Defina seu tamanho de acordo com suas necessidades:

    • /boot deve ser 100-500 MiB
    • /var e /tmp> deve ser 5 GiB
  8. Se você duvida sobre qual dispositivo para a instalação do carregador de inicialização escolher, deixe-o padrão. Seria definido pelo instalador. Mas às vezes faz erros. Deixe-me guiá-lo como lidar com isso:

    • Se você usar apenas um disco rígido, selecione ou deixe /dev/sda intacto.
    • Se você usar mais de um disco rígido sem RAID, selecione aquele a partir do qual seu sistema inicializa. Você também pode selecionar outro disco e definir BIOS para inicializar a partir dele.
    • Se você tiver RAID a partir do qual seu sistema é iniciado, será /dev/mapper/...

    Certifique-se de selecionar disco inteiro, Não uma única partição!

Afinal, você deve ver seu disco assim:

Como o LiveWireBT notou nos comentários, é recomendável colocar a partição raiz na partição primária em discos de esquema MBR. No entanto, pertence ao gosto pessoal. Às vezes é ainda melhor colocar /boot diretório no primário e deixe a raiz na partição lógica.

Só isso! Agora você pode clicar Install Now e prossiga para a instalação.

Se você tiver o disco que contém o Windows instalado

  1. Inicialize a partir da mídia de instalação do Ubuntu.
  2. Desmonte todas as unidades montadas se elas existirem.
  3. Prossiga para a Etapa 4. Escolha "outra coisa" e clique em Continue:

Você verá a tabela de partição. Será assim:

  1. Libere algum espaço para o Ubuntu:

    • Selecione a unidade do Windows (não o carregador!). Deve ser a maior unidade do mapa.
    • Clicar Change... botao. Reduza a partição do Windows para 60% do seu tamanho. Observe que você deve permanecer algum espaço livre nele (8-20 GiB deve ser suficiente).windows partition resize
    • Se desejar, você pode excluir algumas partições. Isso é feito clicando em - botao. Não exclua a partição do Windows!

    E ~40 GiB devem ser mantidos para o Ubuntu. Clicar OK e Continue para gravar alterações no disco.

  2. Agora sua tabela de partição deve ser assim:

  1. Agora, você pode prosseguir com as etapas 4 - 7 do parte sobre a instalação em branco. Observe que a troca será colocada na partição lógica. Isso não importa, em qualquer caso, funcionará perfeito.

Se você tiver uma cópia OEM pré-instalada do Windows 8 ou posterior

Computadores com instalações OEM do Windows geralmente vêm com mais de 1 ou 2 partições. Começando com o Windows 8, a tabela de partição deve ser PUBLICADOR, permitindo mais de 4 primario particao.

1. Redimensionar a partição do Windows

Existem pelo menos 2 maneiras de fazer isso:

  • da mídia ao vivo
  • no Windows

A. redimensionamento da mídia ao vivo do Ubuntu

Você pode executar GParted ou usar apenas o menu de particionamento manual do instalador.

B. a opção mais segura: redimensionamento de dentro do Windows

  • Redimensionar a partição do Windows com Gerenciamento De Disco (executar diskmgmt.msc).

    starting <code>diskmgmt.msc</code> from Windows search

    Selecione sua partição do Windows e escolha "Diminuir Volume..." no menu de contexto.

    enter image description here

    Isso geralmente diminui ao mínimo possível, você pode ajustar o valor para deixar mais espaço para o Windows.

    enter image description here

  • Tambem desactivar inicialização rápida e provavelmente desative a hibernação, se estiver ativada e você pretende acessar a partição do Windows com o Ubuntu. Executar powercfg.cpl e navegue até energia> definicao por "Escolha o que o botão liga / desliga faz".

    starting <code>powercfg.cpl</code> from Windows search

2. Configurando manualmente o layout da partição para o Ubuntu


Relatórios de bugs relacionados

Relacionado

  • Minha resposta para SU pergunta: Limpar instalar o Windows 8.1 ou Windows 8 a partir da chave OEM (agora atualizado com informações para o Windows 10)
  • Adicionando uma partição criptografada com pam_mount durante o login (1, 2)

Se você tem md RAID

Eu não vou cobrir como criar mdadm arrays aqui. Existe muitos artigos em torno da Internet. No entanto, há um grande problema: o Ubiquity installer não leva em conta as matrizes criadas na sessão ao vivo, então você provavelmente obterá um sistema não inicializável após a instalação em tal matriz.

  1. Crie a configuração como a minha:

    $ sudo fdisk -lDisk /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes...   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System/dev/sda1            2048   156299263    78148608   83  Linux/dev/sda2       156299264   311556095    77628416    7  HPFS/NTFS/exFAT/dev/sda3   *   311556096   312580095      512000   83  LinuxDisk /dev/sdb: 80.0 GB, 80026361856 bytes...   Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System/dev/sdb1            2048   156301311    78149632   83  LinuxDisk /dev/md0: 160.0 GB, 160048349184 bytes...Disk /dev/md0 doesn't contain a valid partition table

    Como você pode imaginar, eu criei /dev/md0 mdadm matriz de /dev/sda1 e /dev/sdb1. Está vazio agora. Vamos instalar algo nele.

  2. Criar partições em /dev/md0 como você gosta:

    Importante: Instalar /boot em uma partição fora a matriz porque GRUB não suporta mdadm. No meu caso, é /dev/sda3. Se você quiser uma inicialização mais rápida do seu sistema, ele deve ser colocado no início do disco.

  3. Instale O Ubuntu. Clicar Continue testing. Ou reinicie e veja o prompt do initramfs ;)

  4. Agora, você tem que chroot no sistema instalado e instale mdadm:

    sudo mount /dev/md0p6 /mntsudo mount /dev/md0p5 /mnt/homesudo mount /dev/sda3 /mnt/bootfor d in /dev /proc /sys /run; do sudo mount --bind $d /mnd$d; donechroot /mntapt-get install mdadm

    Instalacao mdadm deve corrigir o problema de inicialização.

Algum dos seguintes ajuda você? (desculpe, Não tenho representante suficiente para comentar isso).

Agora suponha que vamos instalar o Ubuntu 11.04 e, no início do processo de instalação, encontraremos alocar a tela de espaço da unidade (a etapa mais importante no processo de instalação). Na tela alocar espaço da unidade, selecione outra coisa para particionar sua unidade de disco manualmente.

A próxima tela mostra a partição sda1 Para Windows Xp e espaço livre, agora vamos instalar o Ubuntu 11.04, então precisamos criar / particionar e trocar.

Criar / Partição:

Selecione espaço livre e pressione o botão Adicionar.

O Ubuntu 11.04 requer cerca de 4,4 GB, portanto, devemos digitar um valor superior a 4,4 GB. Aqui no meu caso eu coloquei 6000 MB ou seja, 6 GB.

De & quot; Use como & quot; eu selecionei Ext4 journalling sistema de arquivos.

Do & quot;Ponto de montagem & quot; eu selecionei /.

Pressione o botão Adicionar para criar / partição.

Criar Swap:

Na tela anterior, selecione espaço livre e pressione o botão Adicionar.

A troca não precisa de muito espaço. No meu caso eu coloquei 500 MB

De & quot;Use como & quot; Selecione a área de troca

Não há necessidade de montar ponto.

Clique no botão Ok para criar swap.

Instalar:

Agora temos/, partição e troca para que estejamos prontos para instalar.

Para iniciar o processo de instalação, pressione o botão Instalar agora.

Particionamento Manual na instalação do Ubuntu

Para instalar o Windows em uma partição separada, isso deve ser bastante auto-explicativo da opção & quot;Instalar o Ubuntu ao lado deles & quot;, No entanto, você pode encontrar o seguinte bug.

Sua partição existente (Windows) está à esquerda, o Ubuntu está à direita. Essa é a ordem padrão ao encolher uma partição para criar outra para inicialização dupla.

Instalando o Ubuntu com o Windows instalado em uma partição

Partição mostra "desconhecido" usado em GParted

Isso aconteceu comigo em 17.10 porque meu Windows 10 Lenovo P51 usou uma partição Logical Disk Manager (LDM).

A solução foi reduzir a partição de dentro do Windows, conforme mostrado em: https://askubuntu.com/a/521195/52975

Você pode então instalar o Ubuntu no espaço livre alocado.

Não é possível encolher o disco totalmente

Então eu bati o segundo problema: O Windows disse que eu tinha 400GB de espaço livre na partição, mas eu só poderia encolher 250Gb.

A solução era entrar no Windows e:

  • Desativar arquivo de página (também conhecido como troca do Windows)
  • Desativar A Proteção Do Sistema

como mencionado em: https://superuser.com/questions/1017764/how-to-shrink-a-windows-10-partition/1060508#1060508

Então, após a reinicialização, deixe-me encolher todo o caminho.

Para a maneira’ normal ’ de instalar, você pode tentar esta pergunta: system installation - How do I install Ubuntu? - Ask Ubuntu

Para instalar o Ubuntu no modo de inicialização dupla, usei [this] (How To Install Ubuntu Along With Windows - It's FOSS) ligação. Meu computador já tinha windows 7 e Windows 10 e eu estava tentando instalar o Ubuntu em um espaço não alocado de 100 GB. As instruções funcionaram muito bem para mim. Especialmente as capturas de tela ao fazer o particionamento foi realmente crucial.

Embora muitas pessoas sigam esse caminho( e funcione bem), prefiro apenas inicializar uma distro GParted autônoma e fazer todo o meu particionamento primeiro. Eu gosto especialmente que ele " faz " tudo e mostra como ele vai acabar antes ele realmente escreve qualquer coisa para o disco. Dessa forma, é fácil dizer “oops” e começar de novo se você cometer um erro ou mudar de ideia sobre qualquer um dos detalhes.

Esta descrição pode não estar funcionando no 16.04 quando: - a instalação está no modo EFI ; - há uma instalação anterior do Windows; - você deseja criar um particionamento personalizado. Ao tentar particionar o disco para que algumas das partições originais permaneçam intocadas, o instalador trava antes de executar os comandos, enquanto avisa sobre a instalação forçada do efi. (veja este bug https://bugs.launchpad.net/ubuntu / + source / ubiquity/ + bug / 1433310). quando isso acontece, a tabela de partição no disco ainda não é tocada, mas a instalação é completamente interrompida sem outra opção a não ser reiniciar o computador

Oi, Este é realmente um ótimo tópico para o Guia de instalação do ubuntu. No entanto, não consigo entender o que fazer ao instalar no modo EFI.