Como verificar a velocidade da Internet via Terminal?

Em vez de ir a sites como speedtest.net, Eu quero verificar minha velocidade de Internet atual do terminal no Ubuntu. Como posso fazê-lo?

Eu recomendo o speedtest-cli ferramenta para isso. Eu criei uma postagem no blog (Meça a velocidade da conexão com a Internet a partir da linha de comando Linux) que entra em detalhes de download, instalação e uso dele.

A versão curta é esta: (nenhuma raiz necessária)

curl -s https://raw.githubusercontent.com/sivel/speedtest-cli/master/speedtest.py | python -

Saida:

Retrieving speedtest.net configuration...Retrieving speedtest.net server list...Testing from Comcast Cable (x.x.x.x)...Selecting best server based on ping...Hosted by FiberCloud, Inc (Seattle, WA) [12.03 km]: 44.028 msTesting download speed........................................Download: 32.29 Mbit/sTesting upload speed..................................................Upload: 5.18 Mbit/s

Atualização em 2018:

Mear pip install --user speedtest-cli obtém uma versão que provavelmente é mais recente do que A Disponível nos repositórios da sua distribuição.

Atualização em 2016:

speedtest-cli está nos repositórios do Ubuntu agora. Para Ubuntu 16.04 (Xenial) e uso posterior:

sudo apt install speedtest-clispeedtest-cli

tente isso na linha de comando

wget --output-document=/dev/null http://speedtest.wdc01.softlayer.com/downloads/test500.zip

tente isso também

sourceforge.net/projects/tespeed/

obtido a partir do link acima

Se você não puder se preocupar em instalar o iperf, poderá preceder qualquer comando que altere uma quantidade conhecida de dados com o time comande e faça uma soma.

iperf é simples e fácil de usar.

Requer um cliente e servidor.

(no servidor)

 user@server$ iperf -s

(sobre o cliente)

 user@client$ iperf -c server.domain ------------------------------------------------------------ Client connecting to 192.168.1.1, TCP port 5001 TCP window size: 16.0 KByte (default) ------------------------------------------------------------ [  3] local 192.168.1.3 port 52143 connected with 192.168.1.1 port 5001 [ ID] Interval       Transfer     Bandwidth [  3]  0.0-10.0 sec    113 MBytes  94.7 Mbits/sec

Mais Detalhes

Bem, eu uso wget por isso. Essa pequena ferramenta me diz muito bem que velocidade eu tenho.

Para usá-lo, basta apontar para um arquivo na internet que é relativamente maior para que você possa obter uma estimativa melhor dele.

Por exemplo

digitacao: wget http://hostve.com/neobuntu/pics/Ubu1.avi começaria a baixar o Ubu1.arquivo avi e mostrar a que velocidade ele está baixando.

enter image description here

Claro que existem várias recomendações:

  1. Teste de velocidade com bons servidores. No caso do meu link, a velocidade é inferior a 200KB, portanto, se você tiver uma velocidade maior, o servidor será o gargalo para você, não sua velocidade real.

  2. A velocidade mais alta que você verá é a velocidade máxima que sua conexão e a conexão do servidor podem oferecer. Se sua conexão for 512KB e o local onde você está baixando for 400KB, sua conexão máxima será 400KB porque é o máximo para o servidor do qual você está baixando.

  3. Você precisa fazer o teste pelo menos 5 vezes para ter uma verificação de Velocidade confiável ou pelo menos fazê-lo por um ou dois minutos. Isso ajudará você a ter uma verificação mais precisa.

  4. Você precisa ter pelo menos 4 ou 5 Fontes de teste diferentes para ter uma velocidade mais precisa. Nunca teste apenas a partir do mesmo site, pois isso pode ser afetado pela sua distância até ele, qualquer problema no servidor e as conexões com ele, etc. Sempre teste de diferentes servidores.

ARIA2

Esta é uma alternativa para wget. A desvantagem de wget é a falta de conexões paralelas. Para usar aria2 nós punho precisa baixá - lo:

   sudo apt-get install aria2

Para usá-lo é simples:

enter image description here

Na imagem, o - x 4 é quantas conexões paralelas desejamos usar. O parâmetro CN na próxima linha mostra quantas conexões paralelas ativas foram permitidas para download desse site. Neste caso, CN é 4. Mas se tentássemos ter mais conexões, obteríamos algo assim:

enter image description here

Definimos 8 conexões paralelas, mas o site só permitiu um máximo de 5 Como mostrado por CN:5. Isso poderia ser resolvido pelo -J opção que informa ao aria2c as conexões simultâneas máximas que queremos (que por padrão é 5), mas se o servidor limitou isso,- j não funcionará.

Como o speedtest-cli é um aplicativo python, é muito mais fácil de instalar fazendo:

pip install speedtest-cli

ou:

easy_install speedtest-cli

Dependendo de como o Python está instalado em seu sistema, você pode precisar ser root para fazer o acima.

Acontece que eu gosto do speedometer Ubuntu cli.

speedometer -r eth0

Para assistir a um gráfico ao vivo das velocidades de entrada de dados.

Estou usando regularmente algo assim:

% wget -O /dev/null --progress=dot:mega http://cachefly.cachefly.net/10mb.test ; date--2020-01-06 03:31:05--  http://cachefly.cachefly.net/10mb.testResolving cachefly.cachefly.net (cachefly.cachefly.net)... 2607:7700::18:0:1:cdea:afaf, 205.234.175.175Connecting to cachefly.cachefly.net (cachefly.cachefly.net)|2607:7700::18:0:1:cdea:afaf|:80... connected.HTTP request sent, awaiting response... 200 OKLength: 10485760 (10M) [application/octet-stream]Saving to: <</dev/null>>     0K ........ ........ ........ ........ ........ ........ 30% 3.02M 2s  3072K ........ ........ ........ ........ ........ ........ 60% 3.97M 1s  6144K ........ ........ ........ ........ ........ ........ 90% 3.94M 0s  9216K ........ ........                                    100% 3.99M=2.8s2020-01-06 03:31:08 (3.62 MB/s) - <</dev/null>> saved [10485760/10485760]Mon Jan  6 03:31:08 CST 2020%

Você pode mudar o 10mb parte em /10mb.test para 1mb, 4mb, 5mb, 10mb, 50mb, 100mb, 200mb, 400mb, 2000mb, 4000mb, e possivelmente alguns outros valores.

Você também pode alterar o --progress=dot:mega parte para --progress=dot:default, --progress=dot:binary, --progress=dot:mega e --progress=dot:giga; esta configuração ajuda você a ver o quão rápido o download está indo, e preservar mais de uma única leitura durante toda a duração do download, o que é útil para quando você precisa compartilhar os resultados com alguém, ou apenas salvá-lo para seus próprios registros como uma espécie de gráfico.

um simples one-liner que testa quanto tempo leva para baixar 100MB (funciona em /bin/sh tambem):

t=$(date +"%s"); wget http://speedtest.tele2.net/100MB.zip -O ->/dev/null ; echo -n "MBit/s: "; expr 8 \* 100 / $(($(date +"%s")-$t))

explicacao:

  1. armazene o carimbo de data / hora em $t
  2. baixe 100 MB, mas não armazene nada
  3. calcular 8 * 100mb / $t

Execute várias instâncias do wget com o comando timeout em arquivos grandes:

#!/bin/bashtimeout 5 wget -q url_1/100MB.zip &timeout 5 wget -q url_2/file.zip &timeout 5 wget -q url_3/sample.mov &timeout 5 wget -q url_4/speech.mp4 &

E, em seguida, escrever um script para calcular o total de bytes baixados e dividir 5 segundos você vai ter uma figura bytes / seg. Deve ser bastante preciso e você pode adicionar mais instâncias para maximizar sua largura de banda.

Ainda não testei o script completo, mas o comando de linha única "timeout 5 wget url" funciona e você obtém um arquivo parcialmente baixado como resultado (se 5 segundos não forem suficientes para concluir o download).

você pode usar tespeed . é um teste de Velocidade de rede de Terminal que usa servidores de Speedtest.net. Ele usa o servidor de teste mais próximo, mas também pode usar um especificado manualmente pelo Usuário.

 git clone git://github.com/Janhouse/tespeed.git cd tespeed git submodule init git submodule update ./tespeed.py 

enter image description here

para mais informações use :

 ./tespeed.py  -h

ele fornecerá mais opção para teste de velocidade.

Os resultados que estou obtendo com speedtest-cli estão muito abaixo do que recebo speedtest.net speedtest-cli baixar 18.27 Mbits / s Upload 3.43 Mbits / s speedtest.net Download 59.38 Mbits / s Upload 12.14 Mbits / s não posso considerar o speedtest-cli como um teste válido de velocidade de rede.

@ user375058: o ‘speedtest-cli’ usa os mesmos servidores (etc.) como SpeedTest.net. você deve considerar o 'speedtest-cli `e 'www.speedtest.net" para ser equivalente, apenas com um front-end diferente. Eu ficaria surpreso se você obtivesse* significativamente * resultados diferentes de forma consistente se ambos usassem o mesmo servidor. Se eles não estiverem usando o mesmo servidor, você não terá base para comparação. Por último, meus resultados para ambos os utilitários variam de 2 a 4 de execução para execução. Eu sugiro que você teste 2-4 servidores, e executar 3-4 execuções para cada servidor e comparar ferramentas.

sudo apt install speedtest-cli

@ user375058: na verdade, acabei de fazer o que sugeri. Veja o link no meu comentário abaixo para meus resultados.