Por que o ifconfig não está disponível no contêiner do Ubuntu Docker?

Com a base ubuntu:12.04, ifconfig não está disponível no recipiente, embora o ip comando está disponível, por que isso? e, como obter ifconfig no recipiente?

Você pode instalar ifconfig com apt-get install net-tools. (Especificamente, adicionando RUN apt-get install -y net-tools ao teu Dockerfile.)

Com base no meu teste, ifconfig está incluído no ubuntu: 14.04.

A menos e até que você possa instalar o net-tools, não há necessidade de fornecê-lo por padrão. Além disso, se você quiser ver o endereço IP, há outro comando disponível pelo próprio docker:-

docker inspect <container_name or container_id>

Docker inspect sintaxe: docker inspect [OPTIONS] NAME|ID [NAME|ID...]

Este cmd mostrará todos os detalhes do contêiner em execução, incluindo o endereço IP.

Eu também tropecei nesse incômodo, mas como Devendra escreveu em Docker inspect você pode obter todos os detalhes sobre o contêiner sem net-tools. No meu caso, eu precisava do contêiner IP.To extraia o IP que você pode usar:

docker inspect <container-id> \  | grep "\"IPAddress\"" -m 1 \  | grep -o '[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}\.[0-9]\{1,3\}'

EDITAR Notação ainda mais curta para obter o IP do contêiner (consulte exemplos do docker inspect):

docker inspect --format='{{range .NetworkSettings.Networks}}{{.IPAddress}}{{end}}' <container-id-or-name>

Você pode instalá-lo usando

apt-get install net-tools 

ou se você estiver usando o redhut linux, instale-o usando o yum package manager

yum install net-tools 

Veja [Linux Networking - “ip X” em vez de ifconfig / route / etc?] (Linux Networking - "ip X" instead of ifconfig/route/etc? - Server Fault) e [devo parar de usar Ifconfig?] (linux - Should I quit using Ifconfig? - Server Fault)

Os desenvolvedores ainda estão vivos? Isso foi obsoleto anos atrás.

“Alguns programas” e “há bug” : você pode ser mais específico?

Estou ciente de que ‘ifconfig’ está de alguma forma obsoleto, mas alguns programas ainda dependem disso.

Há bug ao usar ’ ip ’ na versão atual do software. Preciso de uma solução rápida do problema.