Qual sistema operacional está sendo executado no meu contêiner Docker?

Na maioria das vezes, usando um desses dois, posso dizer qual sistema operacional está sendo executado no meu contêiner Docker (alpine, centOS, etc)

Mas desta vez, eu não posso dizer:

bash-4.2$ uname -a       Linux 6fe5c6d1451c 2.6.32-504.23.4.el6.x86_64 #1 SMP Tue Jun 9 20:57:37 UTC 2015 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linuxbash-4.2$ more /etc/issue\SKernel \r on an \m

Alguma maneira de obter uma versão de texto do sistema operacional em execução ?

Eu gosto de usar Screenfetch. Você pode querer tentar isso.

Se você olhar para o código, poderá ver como ele determina a distribuição:

• lsb_release -sirc
  • cat /etc/os-release

E para cobrir CentOS também:

• cat /etc/issue

uname irá dizer-lhe o kernel que está em execução, que é o kernel do sistema operacional host (contêineres, ao contrário de VMs, compartilham o mesmo kernel).

Para identificar a imagem de base do contêiner, não há solução garantida de dentro do contêiner. Você pode procurar ponteiros dos principais fornecedores como Janosch gives (/etc/os-release para a maioria dos fornecedores como Debian, CentOS e Alpine, ou / etc / LSB-release Para Ubuntu). Você também pode verificar as ferramentas de gerenciamento de pacotes se elas estiverem instaladas (/etc/apk, /etc/apt, / etc / yum).

Fora do contêiner, você pode inspecionar a imagem e rastrear as camadas para ver de onde a imagem vem, mas isso permite localizar as somas de verificação sha256. O melhor método é revisar o Dockerfile que foi usado para construir a imagem.

Em um docker aparado recipiente, isso funcionou para mim depois de nenhuma sorte com / etc/lancar, / etc / problema, lsb_release, etc. (Eu sei que alguns são para Distros específicas):

Execute este comando como raiz:

# cat /proc/versionLinux version 4.19.121-linuxkit (root@18b3f92ade35) (gcc version 9.2.0 (Alpine 9.2.0)) #1 SMP Thu Jan 21 15:36:34 UTC 2021

FONTE: https://unix.stackexchange.com/questions/23833/how-can-i-tell-what-version-of-linux-im-using/326917#326917