Relação entre Vagrant, Docker, Chef e OpenStack (ou produtos similares)?

Eu sou um desenvolvedor web, mas também estou interessado em algumas tarefas administrativas. Portanto, o novo movimento da administração pura para dev-ops é útil para mim.

De qualquer forma, Tenho alguns problemas para colocar algumas coisas em um relacionamento. Talvez não haja nenhum, então eu queria pedir ajuda para esclarecer.

Basicamente, o que eu quero colocar em relação é quatro tipos de software (do meu entendimento). Os produtos exatos não importam, você pode colocar qualquer software semelhante como uma alternativa:

  • Vagrant: do meu entendimento é automatizar a criação e o gerenciamento de VMs: configurá-los, iniciá-los e interrompê-los. Isso pode ser feito usando uma VM local ou remota, por exemplo, em uma plataforma de nuvem.
  • Docker: uma "VM leve", baseada em alguns conceitos do kernel do Linux, que pode ser usada para executar processos isoladamente, por exemplo, em um ambiente de hospedagem compartilhada na web.
  • Chef: uma ferramenta para configurar e configurar um sistema operacional, por exemplo, dentro de uma VM.
  • OpenStack: uma ferramenta que permite criar sua própria nuvem privada, portanto comparável a algo como AWS.

Pergunta # 1: minhas explicações estão certas ou estou errado com alguns (ou todos) desses consumos?

Pergunta # 2: Como eu poderia misturar todas essas ferramentas? Isso faria algum sentido?

Na minha imaginação e do meu ponto de compreensão, você poderia ir e

  • use o OpenStack para criar sua própria nuvem,
  • use o Vagrant para gerenciar as VMs executadas na nuvem,
  • use o Chef para configurar essas VMs
  • e, finalmente, use o Docker para executar processos dentro das VMs.

Está correcto? E se sim, você pode me dar um conselho sobre como começar a usar tudo isso (é bastante ao mesmo tempo, e ainda não sei por onde começar)?